Todos os dias para darmos continuidade na nossa rotina precisamos fazer escolhas, e independente da nossa escolha, cada uma delas vai gerar uma consequência em nossas vidas. Quando somos crianças, normalmente nosso poder de escolha está atrelado aos nossos pais ou responsáveis, que direcionam nosso momento de refeições, estudo, lazer,  descanso, etc. Conforme vamos crescendo, vamos adquirindo a necessidade de escolher por nós mesmos, e assim nossa autonomia e independência vai sendo construída.

Apesar do alcance desse desprendimento de autorização, ainda sim ficamos ligados a situações como horários diversos, seja ele  de trabalho ou refeições, e isso não quer dizer que sejam ruins, mas são escolhas que sabemos que estão atreladas às nossas necessidades sociais, físicas, fisiológicas, emocionais, etc.

Chegamos então no ponto que eu gostaria de ressaltar: independente da sua escolha, e liberdade para exercê-las, é preciso estar com a consciência nas consequências disso. Adquirimos um contexto de escolhas “corretas” à medida que as atrelamos às nossas necessidades, e decidimos de forma responsável. Sim, aqui estamos falando de autorresponsabilidade.

Comece a usar o poder de escolha a seu favor, não deixe que o comodismo de uma rotina ou a falsa ideia de independência total de responsabilidade gere consequências desagradáveis na sua vida. Você pode, sim, escolher comer um fast food, à medida que saiba equilibrar sua saúde e também escolhe por praticar exercícios. Você pode escolher dormir tarde, à medida que saiba quando poderá descansar e recuperar as energias e assim manter um bom equilíbrio físico, mental, e emocional.

Impulsividade, visão hiper racional e comportamentos reativos podem nos colocar em situações não muito satisfatórias. Mas que bom que podemos colocar uma “PAUSA”  diante delas e escolher o melhor caminho a seguir. Nem sempre é fácil, mas com treino e consciência podemos alcançar resultados positivos.

Sendo assim, atrele suas decisões e escolhas a uma vida com bom senso. Escolher requer consciência, requer responsabilidade, autocontrole e amor próprio. Não existe escolha certa ou errada quando agimos de acordo com os nossos valores, aqueles que são muito importantes para nós.

Escolha ser feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *