Alcançar a felicidade, para alguns, não é tarefa fácil e muito destes acreditam que isso não é possível. Porém, por meio de um estudo realizado pelo pioneiro da Psicologia Positiva, Martin Seligman, o modelo PERMA foi desenvolvido sugerindo que a felicidade pode, sim, ser conquistada.

 

Este modelo propõe novos caminhos para a construção do bem-estar e, é baseado em 5 pilares: Positive Emotion (Emoção Positiva), Engagement Compromisso/Engajamento), Relationship (Relacionamentos), Meaning (Significado ou Propósito) e Accomplishment (Realizações). Ele também auxilia na formação de uma estrutura segura onde podemos criar uma vida feliz e benéfica, estabelecendo metas e relações.

 

Positive Emotion (emoção positiva)

 

Emoções positivas vão muito além de apenas nos fazer sorrir, pois quando nos sentimos bem somos impulsionados a desempenhar nossas tarefas de forma mais proveitosa e enxergarmos nosso futuro com muito mais otimismo. São estas emoções as responsáveis por nos fazer sentir alegria e prazer, e é necessário que estas experiências sejam vivenciadas no momento em que ocorrem visto que são instáveis.

 

Engagement (compromisso/engajamento)

 

Trata-se de nosso envolvimento em algumas ocupações, como trabalho, por exemplo. Quando nos sentimos úteis e nos dedicamos a um determinado objetivo esquecemos de todas as outras coisas e estimulamos nossos pontos fortes, este engajamento faz com que nos sintamos mais confiantes e produtivos.

 

Relationship (relacionamento)

 

É muito importante para nosso convívio criar relacionamentos saudáveis com as mais diferentes pessoas em nosso meio, pois assim temos a sensação de conexão, o que é essencial e necessário para construirmos um bem-estar melhor. Dividir pensamentos, experiências e sentimentos faz com que fortifiquemos relações e a nos ajudar a manter o equilíbrio em nossa vida.

 

Meaning (significado ou propósito)

 

Nos dedicar, servir ou pertencer a algo maior do que nós mesmos, desperta nosso melhor. Quando construímos esta conexão, criamos uma barreira contra todos os males que podem vir a nos atingir. Acreditar que somos capazes de ajudar pessoas, e nos sentirmos úteis nos dá a sensação de bem-estar e confiança, além disso, mostra que podemos usar nossas próprias habilidades para o bem.

 

Accomplishment (realizações)

 

Ter objetivos na vida e fazer de tudo para alcançá-los é muito importante. Desfrutar realizações faz com que alavanquemos nossa autoestima e proporciona uma sensação de dever cumprido, fazendo com que desenvolvamos nossa autoconfiança e acreditemos que somos capazes de melhorar cada vez mais.

A partir do momento que você se sentir bem com você mesmo, estará pronto para fazer o bem a alguém, e essa troca lhe trará ainda mais felicidade e plenitude.

Faça mais do que te faz feliz!!!!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *