Você já parou para pensar na sua saúde no âmbito profissional? Vivemos, diariamente, vários papéis seja na vida profissional ou  pessoal e muitas vezes queremos separá-los um do outro. Mas isso realmente é possível?

O trabalho faz parte de um papel vital para cada um. É através dele que tiramos nosso sustento, realizamos nossos sonhos materiais e vivemos nosso propósito.  É muito importante, então, entender que a saúde deve estar em dia para desempenharmos um bom trabalho sem prejudicá-lo, e questões do trabalho não prejudiquem a saúde.

Geralmente, quando há um grande período de stress e cobrança, a saúde fica de lado e até mesmo há um período de enfermidade depois disso. No ambiente de trabalho estressante é comum as pessoas começarem a se sentir desmotivadas, exaustas e assim, reduzem sua produtividade nas tarefas diárias.

Por isso é tão importante a avaliação da saúde no trabalho, pois se cada pessoa ficar esgotada, a empresa não irá render. Lembre-se que cada pessoal integrante da empresa faz parte do todo e metaforicamente a engrenagem tem que estar alinhada. E não estamos falando apenas em saúde física, que exige esforços, carregamento de peso, ou até mesmo questões de risco, mas também de saúde mental, emocional, social e etc.

Passamos a maior parte do tempo trabalhando, corpo e mente devem estar conectados e em harmonia. De que adianta um corpo sadio, mas uma mente transbordando negatividade e exaustão?

Fazer um check-up todo ano é essencial, além disso exercícios físicos exercem função benéfica para a mente produzindo substâncias essenciais para a Qualidade de Vida, seja ela pessoal ou profissional. Entretanto, a estrutura do ambiente de trabalho também afeta na saúde. A ergonomia, por exemplo, estuda a organização do trabalho juntamente com interações de pessoas com máquinas. Uma das queixas relacionadas a isto é o desconforto causado pela cadeira do trabalho, ou até mesmo pela altura do móvel, escrivaninha, computadores.

Além disso, relações saudáveis tanto pessoais como profissionais são peças chave para um bom desempenho. Um espaço de convivência, onde as pessoas se respeitam e fortalecem os laços, mesmo que profissionais, se torna mais estimulante e eficiente.

Para isso, várias empresas, estão buscando um ambiente de trabalho longe de competitividade. As pessoas têm tendências de se sentirem inferiores com a competitividade, então uma das soluções é buscar a colaboração. Uma troca mútua de informações, conhecimento, respeito e atividades para que cada vez mais o trabalho seja edificante, visando a melhoria também da saúde física e mental.

O estresse está relacionado a outras doenças. Que tal prevenir e cuidar da saúde? Nunca é tarde para colocar tudo em ordem, fazer exames, marcar consultas, praticar esportes, mudanças pequenas que podem fazer uma enorme diferença no decorrer do tempo. A saúde sempre vem em primeiro lugar, é por meio dela que conseguimos amadurecer realizar tudo o que queremos.

Pratique a Colaboração. Colabore mais com a sua saúde!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *